O paciente pós-bariátrico deve estar com o peso adequado e estabilizado por um período entre 3 a 6 meses, pelo menos, para que as cirurgias plásticas reparadoras possam ser realizadas com maior segurança, com um risco menor de complicações e melhores resultados. O tempo necessário para que se chegue ao peso adequado costuma ser de 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica.
Qual é o peso ideal para se realizar a cirurgia?
O peso ideal é com o índice de massa corporal, ou IMC, abaixo de 30. O IMC é calculado se dividindo o peso em quilos pela altura em metros elevada ao quadrado. (IMC = Peso / Altura²).
O que é considerado peso estabilizado?
Uma pequena variação do peso é normal e esperada para qualquer pessoa, desde que não exceda 5% do peso total em um período de 3 meses. Por exemplo, uma pessoa de 70 Kg é considerada com peso estabilizado se não variar mais de 3,5 Kg em 3 meses.
Por que é importante esperar esse tempo?
Nos primeiros 6 a 12 meses após a cirurgia bariátrica ocorre uma carência de proteínas e nutrientes muito grande, que leva a um emagrecimento acentuado nesse período. Após esse período, o organismo se readapta a um estômago de tamanho menor e ao desvio do trânsito que foi realizado no intestino, com isso o déficit nutricional é minimizado e a perda de peso vai aos poucos acabando, levando a uma estabilização do peso. Além disso, o paciente também se readapta a uma nova rotina alimentar e de atividades físicas.
Preciso ser liberado pela equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica?
Sim. É importante todo o acompanhamento com o cirurgião bariátrico, clínico, nutricionista e psicólogo para um melhor preparo para as cirurgias plásticas reparadoras, trazendo um menor risco de complicações e melhores resultados.